quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Aproveitando Lata

Sabe aquelas latinhas que você joga fora? Elas podem decorar e dar um charme muito especial para qualquer ambiente, principalmente nas festas infantis. Conversamos com Ana Fernandes, artesã, sobre o seu belo trabalho de reuso com diversos tipos de latas:

1) O que é a Aproveitando Lata?
Trabalhando com reciclagem de latas de Leite, Nescau e massa de tomate, achei que esse nome seria bem sugestivo e fácil de lembrar, muitas pessoas me conhecem hoje por Ana das latinhas.

2) Quando e por que começou?
Comecei há uns nove anos, em feiras de artesanatos, no início conciliando o trabalho formal com o artesanato, como um complemento de renda, até que resolvi me dedicar mais ao artesanato a fim de trabalhar em casa, ficando mais próxima da minha família. No início a venda era pequena, apenas nas feiras aos domingos, até que as mamães descobriram que as latas poderiam virar brindes para festas, o que me fez parar com as feiras e me dedicar às encomendas para festas.

3) Você acha que há muito desperdício em festas?
A crescente busca por brindes que pudessem ser aproveitados após as festas, com um custo pequeno, diminuiu muito o desperdício.

4) Depois de trabalhadas, no que as latinhas se transformam?
As latas se transformam em porta brindes que substituem as sacolinhas surpresas, em porta-lápis de cor (as tampas vão com furinhos para encaixe dos lápis) e também em cofrinhos.



5) Como é o trabalho nas latas? Pintura, colagem?
Meu trabalho é decoupagem, minhas latas são preparadas, pintadas e as imagens coladas.

6) As imagens e estampas, você cria ou o cliente manda?
Normalmente trabalho com as imagens de personagens infantis, no caso de uma arte exclusiva o cliente me envia em arquivo e as utilizo.

7) Quanto tempo uma encomenda demora para ficar pronta?
Com o tempo trabalhando com esta técnica, fui criando rotinas que facilitam a produção. Em média, minha produção é de 200 latas por semana, porém  como trabalho sozinha,  o ideal é que seja sempre encomendado com antecedência de pelo menos 2 meses antes da festa.

8) A sua arte está ganhando mais admiradores?
Sim, tenho clientes já fizeram mais de uma festa com minhas lembrancinhas e como sempre coloco meu contato nas peças, tenho sempre novos clientes me procurando e curtindo minha fan page.
A Aproveitando Lata é um fenômeno no Facebook, com 67.000 seguidores, fruto do trabalho sério da Ana, que há 5 anos posta na rede a sua arte: https://www.facebook.com/AproveitandoLata

Confira as fotos, apaixone-se e entre em contato!



21-2792-1403 21-96418-8548 

10 comentários:

  1. Obrigada pelo espaço para divulgação do meu trabalho!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ana vc merece,,seu trabalho é lindo,,,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ana quem te conhece sabe a profissional seria e dedica que é, então merece todo sucesso. Bjs Paty

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ana, trabalho impecável, sucesso merecidissimo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ana, trabalho impecável, sucesso merecidissimo

    ResponderExcluir
  6. Super recomendo o trabalho impecável e maravilhoso da Ana... Sou fã. Todo sucesso do mundo... Pois é merecedora!!!

    ResponderExcluir
  7. Super recomendo o trabalho impecável e maravilhoso da Ana... Sou fã. Todo sucesso do mundo... Pois é merecedora!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Ana seu trabalho realmente é muito belo.

    ResponderExcluir