quarta-feira, 8 de julho de 2015

Reduza, Reutilize, Recicle

Em artigos anteriores, vimos que é possível economizar na decoração da festinha usando a máxima da sustentabilidade de reciclar, reduzir e reutilizar. Hoje, vamos mostrar com mais detalhes algumas formas de decorar, utilizando itens fáceis de achar ou dando novas utilidades àquilo que já existia. 

Veja o ABC da sustentabilidade e economia:

1) O primeiro passo é verificar o que você já possui


Comece a ver com “olhos de decorador” aquilo que você já tem em casa. Pratos e tigelas podem virar suportes para bolo. Caixas forradas e vasos de plantas viram bandejas para doces. Bules e xícaras servem perfeitamente como jarros para flores. Porta-retratos ficam ótimos na decoração da mesa. Tudo pode ganhar uma cara nova utilizando tinta spray, bolinhas adesivas, fitas e contact, por exemplo.



2)  Reutilize as sobras

Essa dica é para quem já fez festa. Sempre sobra alguma coisa que não foi utilizada, sejam forminhas, fitas, tecidos, descartáveis, papéis etc. Antes de comprar itens novos, veja se consegue utilizar aquilo que já existe. Sabe aquela amiga que acabou de fazer a festinha do filho? Que tal ligar e ver se ela empresta aquilo que você gostou? E que tal verificar se também houve sobras?

3)  Dê preferência aos reutilizáveis

Na hora de comprar os itens de decoração, prefira aqueles que poderão reutilizados em outras festas ou no seu dia a dia. Caixas de MDF e louças, por exemplo, podem ser pintadas, forradas, decoradas e reutilizadas inúmeras vezes. As bolas podem dar lugar aos pompons de papel de seda, bandeirolas e às lanternas japonesas. Também existem itens de plástico (ou seja, perfeito para as festas infantis), mas que são resistentes, duráveis e bonitos, como bandejas, pratos e copos. São boas alternativas aos descartáveis.

4)  Nem tudo vai para o lixo

Se você encher potinhos de vidro com bolo ou brigadeiro, eles viram excelentes lembrancinhas. Garrafinhas de leite de coco podem ser decoradas e utilizadas como centro de mesa, assim como as latas de leite em pó. Caixotes de feira depois de lixados e pintados podem se transformar em vasos para plantas, bancos, mesas, estantes e o que mais o que você imaginar.



5) Utilize os brinquedos do aniversariante na decoração

Se o tema da festa é Superman e o seu filho tem o boneco, use-o na decoração! O jogo de panelinhas fica ótimo em uma festa “Chá de Bonecas”. Os livros empilhados viram bandejas para doces. Um novo olhar sobre os brinquedos e eles se transformam! 



Você consegue uma festa personalizada, sustentável e econômica com ações simples, basta usar criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário