domingo, 5 de julho de 2015

Economizando na festinha - parte 3

Vamos às dicas finais de economia nas festinhas: bebidas e serviços.

Bebidas

A dica é: exclua bebidas alcóolicas. Na nossa opinião, festa infantil e bebidas alcoólicas não combinam, independente do horário da festa e do perfil da família e dos convidados. Além disso, é um item que pesa no orçamento. Quanto mais bebidas, mais longa a festa, maiores os gastos.

Ofereça água, sucos, refrescos e refrigerantes. Os sucos podem ser feitos com certa antecedência (especialmente se forem utilizadas as polpas de frutas congeladas), guardados na geladeira em garrafas vazias de refrigerante e colocados em jarras na hora de servir.  


Tem sido comum nas festas encontrar água aromatizada. É super fácil de fazer, hidrata e fica com um lindo visual.  Os sucos e a água aromatizada ainda podem ser colocados nas suqueiras, fazendo o papel 2 em 1: matando a sede e incrementando a decoração.


Olha o cálculo base para as bebidas para uma festa de quatro horas de decoração, ainda contando duas crianças como um adulto:
Refrigerantes: 600 ml por pessoa
Suco: 200 ml por pessoa
Água: 200 ml por pessoa
Copos descartáveis e guardanapos: 5 por pessoa
Pratos descartáveis: 2 por pessoa
Garfos descartáveis: 1 por pessoa



Serviços

Garçom

Esse é um item que consideramos fundamental. Não adianta uma festa farta, se a comida ou a bebida não chega até as pessoas. Recomendamos o serviço de um garçom mesmo quando é algo menor, ou você corre o risco de ficar a festa inteira passando de mesa em mesa servindo as pessoas e recolhendo lixo. Responsabilizar essa parte para um parente também é privá-lo de ter bons momentos em família.
Deixe a comida, os pratinhos e os guardanapos em um local onde cada convidado possa se servir por conta própria, e contrate um garçom para servir as bebidas, repor a mesa e ir recolhendo o lixo. 

Aproveite as quatro horas de festa com o que realmente importa: brincar com o aniversariante, conversar com os amigos, tirar fotos e se divertir!

Animação

Há animadores para todos os gostos e bolsos. Vão desde os brinquedos alugados até os shows de mágica, mas tem brincadeira que dá para fazer em casa, com poucos recursos. As crianças amam. 

Veja as dicas:

Cantinho de arte: mesas, cadeiras, lápis de cor, giz de cera e muitas folhas para colorir;

Cineminha: TV, filminho, pipoca e almofadas no chão;

Recreação: relembre as brincadeiras antigas, como dança das cadeiras, caça ao tesouro, ovo na colher, teatro de fantoches, massa de modelar, bolinha de sabão, karaokê, cabo de guerra, estátua, dança do limão, maquiagem artística, entre outras. Aqui dá para recrutar toda a família e os amigos para ajudar.

Não esqueça a música! Organize uma seleção animada e adequada.

Fotografia

Outro item que não recomendamos retirar do orçamento. Muitas pessoas deixam de contratar esse serviço com a ideia de que haverá convidados dispostos a fotografar. Sim, haverá! Mas olha o que é comum de se ver: imagens de qualidade duvidosa tiradas com o celular, borrões, fotos tremidas e cortadas, gente importante que foi esquecida e no final, você ainda fica sem essas fotos porque as pessoas simplesmente esquecem de mandar! Saldo: pouquíssimas imagens para guardar de recordação, sem revelação, sem álbum e com culpa por ter economizado.

É isso! Dá para fazer uma bela festa que também seja econômica. Com antecedência e paciência, tudo dá certo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário